Topo

Lendário saxofonista de jazz Ornette Coleman morre aos 85 anos

11/06/2015 18h19

Por Bill Trott

NOVA YORK (Reuters) - Ornette Coleman, um saxofonista autodidata que polarizou o mundo do jazz com seu pouco convencional estilo ?free jazz? antes de ser consagrado como um gênio musical, morreu nesta quinta-feira de manhã em Nova York aos 85 anos, de acordo com seu agente.

Ken Weinstein confirmou a morte, mas disse que não divulgaria mais informações. Relatos na imprensa informaram que a causa da morte foi uma parada cardíaca. 

O mote de Coleman para sua música, frequentemente sussurrado antes de começar suas apresentações, era ?eu gostaria de ir ao espaço esta noite?. Ele, então, começava a tocar, quebrando os limites convencionais do estilo musical com mudanças nos acordes e notas. 

Coleman dividiu tanto músicos de jazz, críticos e fãs, que no começo de sua carreira, alguns músicos simplesmente abandonavam o palco durante seus solos.

Seus fãs o consideravam o maior inovador do jazz desde Louis Armstrong e Charlie Parker, mas ele também era chamado de bruto e autoindulgente por críticos - embora muitos deles tenham mudado de opinião ao longo dos anos.