Topo

Filmes e séries

Aos 69 anos, Helen Mirren ganha pela 1ª vez a maior premiação da Broadway

Lucas Jackson/Reuters
Em sua carreira, a atriz britânica Helen Mirren já interpretou as rainhas Elizabeth I e II Imagem: Lucas Jackson/Reuters

Patricia Reaney e Chris Michaud

De Nova York

08/06/2015 09h35

A atriz britânica Helen Mirren, 69, ganhou seu primeiro prêmio Tony (o Oscar do teatro) pelo papel da rainha Elizabeth 2ª na peça "The Audience". A artista descreveu sua vitória como "uma honra incrível". A 69ª edição do Tony Award foi realizada no domingo (7) no Radio City Music Hall, em Nova York.

A atriz já havia interpretado a monarca britânica nos cinemas, em "A Rainha" (2006), e também sua antecessora em um trabalho para a TV, na minissérie "Elizabeth 1ª" (2005). Após levar a maior premiação da Broadway, e já tendo conquistado um Emmy e um Oscar, Helen brincou que adoraria conquistar um Grammy, concedido pela indústria musical. "Tenho que fazer um audiolivro", disse, rindo.

O Tony Award deste ano também rendeu ao ator e cantor Michael Cerveris a premiação de melhor performance em musical por "Fun Home", que fala sobre o amadurecimento de uma garota lésbica. Cerveris levou para casa seu segundo Tony por interpretar um pai homossexual enrustido. "Fun Home" ainda ganhou o Tony de melhor diretor, para Sam Gold.

Após seis indicações, Kelli O'Hara levou para casa seu primeiro Tony de melhor atriz em musical pelo papel da governanta em "O Rei e Eu".

A montagem britânica "The Incident Curious of the Dog in the Night-Time" (em português, "O Curioso Incidente do Cachorro à Noite"), sobre a incrível viagem de um adolescente com síndrome de Asperger que é um gênio em matemática, ganhou cinco prêmios, incluindo de melhor peça, diretor e ator para seu protagonista, Alex Sharp, recém-formado na Juilliard School.

Em sua estreia na Broadway, Sharp venceu o astro de Hollywood Bradley Cooper e o veterano Bill Nighy ao conquistar o prêmio de melhor ator. "Meu Deus, meu Deus! É tão louco!, disse Sharp ainda surpreso, dedicando o prêmio aos jovens que se sentem incompreendidos ou diferentes. "Sinto como se tivesse levado este prêmio para o meu personagem, Christopher, e para pessoas como ele."

Os atores Kristin Chenoweth e Alan Cumming, que venceram em edições anteriores, foram os anfitriões da cerimônia, que foi transmitida ao vivo pela rede norte-americana CBS e reuniu canções dos principais musicais concorrentes.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!