Topo

EUA devolvem à Itália 25 artefatos antigos roubados

26/05/2015 16h42

ROMA (Reuters) - Os Estados Unidos devolveram 25 artefatos roubados à Itália, incluindo vasos, afrescos e manuscritos antigos que haviam sido retirados ilegalmente e foram encontrados em museus, casas de leilão e coleções particulares, informou a polícia nesta terça-feira.

A iniciativa é a mais recente de uma série de repatriações de obras de arte coordenadas por um esquadrão da polícia italiana dedicado a rastrear artefatos roubados, muitas vezes removidos às escondidas dos numerosos sítios históricos do país por ladrões que os contrabandeiam para o exterior.

Entre as 25 peças estão um vaso etrusco de 2.500 anos decorado com golfinhos, um sarcófago de mármore encontrado à venda em uma galeria de Nova York por 4,5 milhões de dólares e partes de afrescos que se acredita terem sido roubados do local da antiga cidade de Pompeia.

O esquadrão da polícia disse em um comunicado que os 25 “exemplos extraordinários de arte italiana” foram recuperados por meio de uma colaboração estreita com o Departamento de Segurança Interna dos EUA.

Os artefatos foram descobertos em vários locais dos EUA, incluindo museus de Ohio e Minneapolis, e estavam destinados a serem vendidos nas casas de leilão Sotheby's e Christie's de Nova York, que receberam informações falsas sobre a procedência das peças.

(Por Isla Binnie)