Topo

Londres tenta rivalizar com Paris em grande mostra de fotografia

TOBY MELVILLE
Imagem: TOBY MELVILLE

20/05/2015 10h44

Por Farah Nayeri

LONDRES (Reuters) - Londres está lançando uma grande feira de fotografia esta semana para rivalizar com Paris na atração de comerciantes, colecionadores e entusiastas.

A Photo London, de 21 a 24 de maio na Somerset House, contará com a participação de mais de 70 galerias de todo o mundo que oferecem obras, incluindo um conjunto de retratos dos Beatles feitos por Richard Avedon em 1967 e uma foto de um casal em um banco de parque, de Diane Arbus.

O evento tem a metade do tamanho da Paris Photo, na França, a maior feira de fotografia da Europa, que atraiu 143 galerias para o Grand Palais em novembro e tem uma ramificação em Los Angeles.

A venda de fotografias está em alta em todo o mundo, com um aumento de 36 por cento nos leilões da Christie’s, Sotheby’s e Phillips, resultando em uma arrecadação de 50,7 milhões dólares em 2013, de acordo com a empresa de pesquisas ArtTactic.

As vendas caíram 3 por cento no ano passado, mas a Sotheby’s estabeleceu um recorde em dezembro, com a venda de uma coleção de um único proprietário por 21,3 milhões dólares.

(Por Farah Nayeri)