PUBLICIDADE
Topo

Revista publica o que seria o único retrato de Shakespeare em vida

Stephen Addison

De Londres

19/05/2015 15h49

Uma revista britânica publicou uma imagem que afirma ser o primeiro e único retrato comprovadamente autêntico de William Shakespeare feito durante a vida do dramaturgo.

A imagem de um jovem barbado usando uma coroa de louros de estilo romano e segurando uma espiga de milho foi identificada pelo botânico e historiador Mark Griffiths e será publicada na revista "Country Life" nesta quarta-feira (20).

Até agora, o único retrato de Shakespeare tido como autêntico, no qual ele é mostrado calvo, foi encontrado no "Primeiro Fólio" (volume) de suas obras e no monumento na Igreja da Santíssima Trindade de sua cidade natal, Stratford-upon-Avon, ambos criações póstumas.

Falando ao site da revista, Griffiths disse que a descoberta ocorreu quando ele começava a pesquisar a biografia do botânico pioneiro John Gerard (1545-1612), autor de "The Herball or Generall Historie of Plantes", publicado em 1598.

"Comecei a olhar as gravuras da página do título... E percebi que estava cheia de alusões a pessoas envolvidas na criação do livro, e que quatro das figuras na página do título eram pessoas reais", contou.

Três eram de Gerard, do botânico flamenco Rembert Dodoens e do tesoureiro da rainha Elizabeth, Lorde Burghley, afirmou Griffiths.