Topo

Museu dos EUA devolve estátua de deus-macaco ao Camboja

Estátua do deus-macaco, durante cerimônia de devolução no Camboja - SAMRANG PRING
Estátua do deus-macaco, durante cerimônia de devolução no Camboja Imagem: SAMRANG PRING

De Phnom Penh, Camboja

12/05/2015 10h13

Um museu dos Estados Unidos devolveu nesta terça-feira (12) ao Camboja uma estátua do século 10 que representa deus-macaco hindu Hanuman, dizendo que pesquisas sugeriram que provavelmente havia sido furtada da porta de um antigo conjunto de templos.

O Museu de Arte de Cleveland afirmou que estava devolvendo voluntariamente a figura de pedra com corpo humano e cabeça e cauda de macaco, adquirida em 1982 de um negociante de arte em Nova York já morto.

Dançarinos cambojanos jogaram flores para desejar boa sorte durante a cerimônia de devolução, que contou com a presença do vice-primeiro-ministro do Camboja, Sok An, e dezenas de ministros em Phnom Penh, a capital do país. Funcionários penduraram guirlandas de flores em volta do pescoço da estátua.

"Tenho certeza de que se Hanuman estivesse vivo veríamos um sorriso em seu rosto mostrando sua alegria por estar aqui entre nós, o lugar ao qual pertence", afirmou Sok An, pós a assinatura dos documentos da devolução, ao lado do diretor do Museu de Arte de Cleveland, William Griswold.

A estátua se junta a outras cinco da região de Koh Ker, no norte do Camboja, recentemente devolvidas pelos Estados Unidos ao país.

O museu de Cleveland informou que uma pesquisa mostrou que a estátua havia sido posta à venda na Tailândia entre 1968 e 1972.