Topo

Biblioteca presidencial de Obama será construída em Chicago

O presidente Barack Obama - Por Mary Wisniewski
O presidente Barack Obama Imagem: Por Mary Wisniewski

Mary Wisniewski

De Chicago

12/05/2015 11h58

A biblioteca presidencial de Barack Obama será construída em Chicago, o berço político e local de residência do presidente antes de chegar à Casa Branca, anunciou a Fundação Obama nesta terça-feira (12).

A fundação, organização sem fins lucrativos que conduziu o processo de seleção do local e será responsável pelo desenvolvimento da construção da biblioteca, não decidiu a localização exata, mas é esperado que seja construída em um dos dois parques perto do campus principal da Universidade de Chicago.

Obama nasceu e cresceu no Havaí e cursou faculdade em Nova York, mas tem uma casa e passou a maior parte de seu período antes da Casa Branca em Chicago, começando como ativista comunitário antes de se tornar parlamentar estadual e depois senador dos Estados Unidos por Chicago.

Chicago ganhou de propostas de Nova York e do Havaí para sediar o espaço. A cidade é onde o presidente conheceu sua mulher, a primeira-dama Michelle Obama, e onde suas duas filhas nasceram.

"Todos os fios da minha vida se juntaram e realmente me tornei um homem quando me mudei para Chicago", disse Obama no vídeo da fundação sobre o anúncio da decisão.

Moradores do sul de Chicago, onde há bairros pobres e tomados pelo crime, esperam que trabalhos e investimentos venham junto com a biblioteca. Alguns pequenos estabelecimentos comerciais estão preocupados com a possibilidade de serem forçados a saírem da área caso os preços dos aluguéis subam.