Topo

Ovo raro de ave elefante pode ser leiloado por 70 mil dólares em Londres

28/04/2015 14h39

LONDRES (Reuters) - Com uma idade estimada em 400 anos e quase 200 vezes maior que um ovo de galinha, um ovo de ave elefante extremamente raro será leiloado em Londres nesta semana, e seu preço pode chegar a 76 mil dólares.

O ovo, que tem mais de 30 centímetros de altura, foi posto por uma hoje extinta ave elefante, um pássaro gigante natural de Madagascar que não voava, de acordo com a casa de leilões Sotheby's.

A ave, que se acredita ter tido cerca de três metros de altura e meia tonelada de peso, a maior que teria existido na Terra, foi extinta entre os séculos 13 e 17 devido à caça.

“É o maior ovo do maior pássaro que já existiu”, disse David Goldthorpe, diretor-sênior do departamento de livros e manuscritos da Sotheby's, à Reuters. “Ele é parente do casuar e da avestruz, que ainda estão entre nós.”

A Sotheby's irá leiloar o ovo na quinta-feira, e declarou que ele está avaliado entre 30 e 50 mil libras esterlinas – até cerca de 76.410 dólares.

No século 19, os ovos eram muito valorizados entre colecionadores por serem uma espécie de curiosidade da história natural, por isso muitos foram guardados. “Mas é muito raro encontrá-los intactos como este”, contou Goldthorpe.

“Muitas vezes eles são remontados com pedaços quebrados. Muitas vezes são encontrados em restos de fogueiras dos primeiros ocupantes de Madagascar, o que indica que provavelmente eram usados como alimento, e isso contribuiu para a extinção da ave”.

(Por Helena Williams)