Topo

Colômbia homenageia Gabriel García Márquez em feira literária de Bogotá

HENRY ROMERO
Imagem: HENRY ROMERO

De Bogotá

22/04/2015 10h36

A Colômbia homenageia o autor Gabriel García Márquez no maior evento literário do país, em um tributo ao ganhador do Nobel que ficou conhecido por sua mistura fantástica de mágica e realismo um ano após a sua morte.

A Feira Literária Internacional de Bogotá abriu as portas nesta terça-feira (21) com uma comemoração especial ao escritor colombiano, que morreu aos 87 anos em sua casa na Cidade do México em abril do ano passado.

Obras muito apreciadas, como "Cem Anos de Solidão", ajudaram García Márquez a ganhar o prêmio Nobel da Literatura em 1982, quando foi honrado por seus romances e contos "nos quais o fantástico e o real são combinados em um mundo rico de imaginação".

O livro conta a história da família Buendia no vilarejo fictício de Macondo, baseado na cidade de Aracataca, perto da costa caribenha da Colômbia, onde García Márquez nasceu e foi criado.

Os organizadores da feira exibiram livros e fotografias do autor e trouxeram o mundo fictício de Macondo à vida em uma exposição especial.

"Todos somos Macondo. Macondo é este país. Macondo é o Caribe. Macondo é qualquer lugar neste planeta onde as pessoas se identificam com os dramas das pessoas de Macondo", disse Piedad Bonnet, organizadora da mostra.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, participou da inauguração da feira e afirmou que García Márquez é lembrado "com paixão e carinho".

A feira literária acontece até 4 de maio.