Topo

Rei inglês Ricardo 3º ganha novo sepultamento após 530 anos

26/03/2015 11h57

Por Michael Holden

LEICESTER, Inglaterra (Reuters) - Ricardo 3º, o último rei inglês morto em batalha e cujos restos foram encontrados sob um estacionamento três anos atrás, foi sepultado novamente nesta quinta-feira em uma cerimônia que a atual rainha disse ter “grande significado internacional”.

Descrito por Shakespeare como um corcunda sádico e astucioso, Ricardo 3º foi enterrado na Catedral de Leicester, no centro da Inglaterra, quase 530 anos depois de ser morto na Batalha do Campo de Bosworth no dia 22 de agosto de 1485.

Após o combate, seu corpo nu foi posto no lombo de um cavalo, levado à cidade vizinha de Leicester e enterrado em uma cova simples.

Na cerimônia discreta desta quinta-feira, ele foi sepultado pela segunda vez com as homenagens que seus apoiadores modernos dizem terem sido negadas a ele pelo homem que o derrotou, Henry Tudor, mais tarde conhecido como Henrique 7º.

“O novo enterrro do rei Ricardo 3º é um evento de grande significado nacional e internacional”, declarou a rainha Elizabeth em uma mensagem.

“A descoberta de seus restos mortais em Leicester foi descrita como um dos achados arqueológicos mais significativos da história deste país”.

Apesar de só ter reinado durante 777 dias, ele ainda fascina não somente historiadores, mas pessoas comuns de todo o mundo, algumas das quais viajaram à Grã-Bretanha para testemunhar o acontecimento.

“Ele parece um herói para alguns e um vilão para outros”, escreveu David Monteith, deão de Leicester, em um prefácio à ordem de serviço lida nesta quinta-feira.

Entre os convidados estavam o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, e membros do segundo escalão da realeza, como o primo da rainha, o duque de Gloucester, que depositou o livro de orações pessoal de Ricardo 3º em seu caixão.

O ator Benedict Cumberbatch, que foi identificado como primo de 16º grau do rei morto, leu um poema da premiada poetisa Carol Ann Duffy intitulado “Richard”.

A morte de Ricardo 3º, o último rei da dinastia plantageneta, marcou o fim da Guerra das Rosas entre as casas rivais de York e Lancaster.

Ricardo 3º, auto-denominado rei da Inglaterra e da França e Lorde da Irlanda, tinha só 32 anos, e Henrique 7º pagou meras dez libras pelo funeral do inimigo vencido.

Reza uma lenda local que seu corpo foi desenterrado e atirado em um rio próximo, e que seu caixão foi usado como bebedouro de cavalos.

Mas depois de anos de pesquisas da roteirista Philippa Langley, seus restos foram finalmente encontrados em 2012 debaixo de um estacionamento municipal.

No domingo, cerca de 35 mil pessoas tomaram as ruas de Leicester quando seu caixão, feito por um descendente cujo DNA ajudou a identificar o corpo, foi levado em um carro funerário puxado a cavalo até a catedral.