Topo

Cartunistas turcos são condenados por sugerirem que presidente é gay

25.mar.2015 - Charge da revista Penguen que rendeu multa a dois cartunistas turcos por representarem o presidente Tayyip Erdogan como um possível homossexual - Reprodução
25.mar.2015 - Charge da revista Penguen que rendeu multa a dois cartunistas turcos por representarem o presidente Tayyip Erdogan como um possível homossexual Imagem: Reprodução

Jonny Hogg e Humeyra Pamuk

De Ancara

25/03/2015 09h25

Dois cartunistas turcos foram multados por insultarem o presidente da Turquia Tayyip Erdogan, após um tribunal decidir que uma das charges deles implicavam que o mandatário era gay, disse a mídia local nesta quarta-feira (25).

Bahadir Baruter e Ozer Aydogan foram processados por uma ilustração na primeira página da revista satírica Penguen em agosto do ano passado, na qual uma autoridade cumprimentava Erdogan enquanto aparentemente fazia um circulo com o dedão e o indicador.

Os procuradores enviaram a intimação após um cidadão reclamar que o gesto, frequentemente usado na Turquia para insultar homossexuais, era contra os valores morais do país.

Advogados de Erdogan então entraram no caso, exigindo que o tribunal punisse os cartunistas por "insultar uma autoridade pública", relatou o jornal Hurriyet.

A revista Penguen não comentou oficialmente, mas de acordo com o Hurriyet, os cartunistas negaram as acusações, dizendo que tal implicação não era intencional.

Os cartunistas foram inicialmente condenados a 11 meses de prisão, mas a corte imediatamente reduziu para uma multa de 2.740 dólares por boa conduta durante o julgamento.

Erdogan domina a política há mais de uma década na Turquia, onde a homosexualidade é amplamente desaprovada.