Topo

Estreia na Broadway primeiro espetáculo com protagonista lésbica

Placa em Nova York aponta a Broadway na altura Times Square - Charles Sykes/AP Photo
Placa em Nova York aponta a Broadway na altura Times Square Imagem: Charles Sykes/AP Photo

Patricia Reaney

Nova York, EUA

23/03/2015 19h58

A Broadway recebe sua primeira protagonista lésbica no próximo mês, quando "Fun Home", premiado musical sobre família, sexualidade e aceitação, tem sua estreia marcada.

Baseado no romance gráfico de memórias "Fun Home: Uma Tragicomédia em Família", de Alison Bechdel, o musical analisa a família disfuncional da escritora e cartunista e o relacionamento com seu falecido pai, um homossexual enrustido, dono de uma funerária e professor de inglês na Pensilvânia rural.

O musical, finalista do Pulitzer Prize 2014 na categoria drama, tem pré-estreias marcadas para 19 de abril no Circle in the Square Theatre, uma das principais casas da Broadway, após passar uma longa e esgotada temporada no circuito Off Broadway.

"É a primeira protagonista lésbica na história dos musicais e isso é uma história que precisa ser contada", disse o diretor Sam Gold em uma entrevista. "Parece ser um ótimo momento de nossa cultura para dar voz a essa personagem".

Gold acredita que os temas abordados no musical, a revelação de Bechdel como lésbica e a relação entre pai e filha, vão repercutir entre as plateias.

Lisa Kron, várias vezes indicada ao prêmio Tony, foi a responsável pela adaptação do livro e escreveu também as letras para a música composta por Jeanine Tesori.