Topo

Restauradores se oferecem para reparar fonte danificada por torcida na Holanda

Torcedores depedram obra do escultor Pietro Bernini na fonte Barcaccia, em Roterdã -
Torcedores depedram obra do escultor Pietro Bernini na fonte Barcaccia, em Roterdã

Isla Binnie e Thomas Escritt

De Roma e Amsterdã

25/02/2015 15h44

Uma empresa holandesa de restauração se ofereceu para reparar uma fonte de 400 anos no centro histórico de Roma, danificada na semana passada por torcedores bêbados do time de futebol Feyenoord, de Roterdã.

Os torcedores atiraram garrafas de cerveja na fonte Barcaccia, concebida pelo famoso escultor Pietro Bernini, antes de uma partida da Liga Europa contra o Roma na quinta-feira passada (19).

A obra de pedra ficou lascada, e as autoridades da cidade ainda estão avaliando a extensão do estrago.

Funcionários da empresa holandesa Royal Woudenberg tiveram a ideia de oferecer seus serviços ao prefeito de Roma durante o intervalo de almoço na terça-feira (24).

"Achamos o que aconteceu realmente chocante e quisemos fazer um gesto aos italianos", disse Lily Derksen, porta-voz da empresa Janssen de Jong, dona da companhia de restauração.

Derksen afirmou que a empresa está disposta a gastar até 50 mil euros nos reparos, e que se a reforma custar mais buscará a ajuda de terceiros. O governo holandês declarou que vai apoiar iniciativas individuais para reparar os danos.

A porta-voz disse que a Royal Woudenberg, que tem a seu crédito a renovação do museu Rijksmuseum de Amsterdã, fez a oferta em uma carta ao embaixador italiano em Haia.

Em um comunicado na noite de terça-feira, o ministro da Justiça da Holanda, Ivo Opstelten, disse que as autoridades de seu país irão enviar uma equipe a Roma para ajudar os italianos a levar os vândalos à justiça.