Obras de Banksy arrecadam dobro do esperado em leilão londrino
LONDRES (Reuters) - Obras do grafiteiro britânico Banksy foram vendidas pelo dobro dos valores estimados em um leilão em Londres que ofereceu trabalhos seus e de outros artistas contemporâneos, informou a casa de leilões Bonham's nesta quinta-feira.
“Rude Copper”, obra de Banksy de 2002 feita com spray e silkscreen que mostra a imagem de um policial britânico fazendo um gesto obsceno, foi a campeã, arrecadando 32.500 libras esterlinas – a estimativa era de 12 mil libras.
A Bonham's disse que as estampas de Banksy pertencentes à coleção de Steve Lazarides, um divulgador da arte de rua, obtiveram 434.600 libras esterlinas no leilão de quarta-feira, e 30 delas foram compradas por preços acima do esperado.
Estimadas em 12 mil libras esterlinas cada, “Christ with Shopping Bags” (2004), uma recriação de imagens associadas à crucificação, arrecadou 22.500 libras, e “Flower Thrower” (2003) saiu por 20.625 libras esterlinas cada. “Laugh Now” (2004) e “Festival” (2006) foram vendidas por 20 mil libras cada, tendo sido avaliadas em oito e seis mil libras, respectivamente.
Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro que surgiu em um grupo de artistas de rua alternativos em Bristol, na Inglaterra. Ele esconde sua identidade e nome real, e suas obras são muito procuradas por colecionadores de arte.
O principal item do leilão foi “Dance With the Devil”, obra de 2013 do irlandês Conor Harrington, uma pintura a óleo e spray em linho esticado, que tinha sido estimada entre 30 mil e 50 mil libras esterlinas e foi adquirida por 77.500 libras.
As pinturas de Harrington, que começou a carreira como grafiteiro em meados dos anos 1990, foram compradas por celebridades como Alicia Keys, Jared Leto e Damien Hirst.
(Por Michael Roddy)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.