Objetos do ex-presidente Abraham Lincoln vão a leilão nos EUA
Uma coleção de itens que pertenceram a Abraham Lincoln, incluindo uma mecha de cabelo do 16º presidente dos Estados Unidos, vai a leilão em Dallas neste sábado (24), meses antes do aniversário de 150 anos do fim da Guerra Civil norte-americana e do assassinato de Lincoln.
A coleção com mais de 300 peças, cujo valor combinado é avaliando em cerca de 400 mil dólares, pertencia a um ilustre morador de Fort Worth e é considerada uma das melhores coleções particulares conhecidas, de acordo com funcionários do Heritage Auction.
O antigo proprietário da galeria de arte de Fort Worth, Donald Dow, montou a coleção ao longo de cinco décadas, começando em 1963 com a compra de uma caixa de livros, segundo seu filho Greg Dow, que está vendendo a coleção. O velho Dow morreu em 2009.
"Ele começou a coleção por causa de seu interesse na Guerra Civil e na história militar", disse Greg Dow. "Mas, então, ele ficou interessado em Lincoln e no seu assassinato."
Lincoln levou um tiro em 14 de abril de 1865, em Washington, de John Wilkes Booth, famoso ator na época e defensor da Confederação. Ele morreu no dia seguinte.
Os destaques da coleção incluem fragmentos de uma carta escrita por Lincoln a um advogado de Baltimore, em 1862, contendo uma rara admissão de que a Guerra Civil não estava indo bem ao norte, mas rejeitando a rendição. O fragmento é projetado para ser vendido por cerca de 25 mil dólares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.