Topo

Primeiro projeto de Gaudí fora da Espanha deve ser construído no Chile

22/01/2015 21h18

Por Anthony Esposito

SANTIAGO (Reuters) - Mais de 90 anos depois que Antoni Gaudí enviou a um frade chileno dois esboços para a concepção de uma capela, a pequena cidade de Rancagua, no Chile, se prepara para construir o único projeto do falecido arquiteto catalão fora de sua Espanha natal.

A capela foi inicialmente planejada para fazer parte da famosa igreja da Sagrada Família, de Gaudí, em Barcelona, mas nunca foi construída.

"Temos que adaptar a arquitetura do projeto e o seu simbolismo para que o projeto se encaixe no contexto do século 21", disse à Reuters o arquiteto-chefe da capela e centro cultural, Christian Matzner.

O edifício irá, no entanto, reproduzir com precisão a preocupação de Gaudí com a geometria e a natureza, disse ele.

A cruz no alto da capela de 30 metros de altura e 10 metros por 10 metros de largura será adornada com cobre, o recurso mineral mais abundante do Chile e principal produto de exportação.

O forro da cúpula contará com as famosas pedras preciosas chilenas lápis-lazúli, de cor azul profundo. A capela também será construída para aguentar os frequentes, e ocasionalmente fortes, terremotos que abalam o país andino.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, prometeu 7,4 milhões de dólares para financiar o projeto, enquanto que mais de 1 milhão de dólares será levantado via doações.

A construção deve começar no segundo semestre de 2015 e ser concluída em quatro anos, disse Morin Contreras, supervisor regional de Rancagua, uma cidade agrícola e de mineração localizada 90 quilômetros ao sul da capital do Chile, Santiago.

Atarefado na época pela construção de sua obra-prima Sagrada Família, Gaudí recebeu uma carta do frade franciscano Angelico Aranda em 1922 pedindo a criação de uma capela no Chile em troca de "um pagamento de orações".

Gaudí respondeu que tinha uma capela já planejada na Sagrada Família e disse ao frade: "então vá em frente e a construa você mesmo na América antes de mim em Barcelona", disse Beatriz Valenzuela, secretária-executiva da Corporación Gaudí de Triana, uma organização criada em 1996 para construir a capela.

Na carta de Gaudí a Aranda, ele disse que a construção da capela "seria um teste de fraternidade espiritual entre a Espanha e a América".

Muito tempo depois que começou a Sagrada Família, que ainda está em construção após 130 anos, o presente de Gaudí à "América" parece prestes a se tornar uma realidade.

(Reportagem adicional de Reuters TV)