Topo

Bess Myerson, primeira Miss América judia, morre aos 90 anos

Bess Myerson posa para fotos após ser coroado Miss América em 1945 - AP Photo/Arquivo
Bess Myerson posa para fotos após ser coroado Miss América em 1945 Imagem: AP Photo/Arquivo

Alex Dobuzinskis

De Los Angeles

05/01/2015 20h07

Bess Myerson, de 90 anos, primeira Miss América judia e companhia frequente do finado prefeito de Nova York Ed Koch, morreu depois de uma longa batalha contra a demência.

Nascida no Bronx, Bess foi comissária de assuntos culturais de Koch e frequentemente aparecia segurando a mão do prefeito. Ela morreu em 14 de dezembro, na sua casa em Santa Mônica, na Califórnia, afirmou nesta segunda-feira (5) Ed Winter, legista do Condado de Los Angeles. A causa da morte não foi divulgada.

A sua variada carreira incluiu participação em programas na TV e o posto de primeira comissária para assuntos relacionados a consumo de Nova York, nomeada pelo prefeito John Lindsay.

Na trajetória política, ela deu assessoria a três presidentes: atuou na conferência sobre crime e violência no governo de Lyndon Johnson, na comissão de Gerald Ford sobre problemas em locais de trabalho e nas comissões de Jimmy Carter sobre saúde mental e fome mundial.

Myerson tentou sem sucesso um assento no Senado por Nova York em 1980. Ela perdeu a nomeação do Partido Democrata para Elizabeth Holtzman.