Entretenimento

Museu judeu de Viena devolve a herdeiros pintura confiscada pelos nazistas

Reprodução
"The coffee hour. Fanny, the sister of the artist" (1922), obra de Jehudo Epstein Imagem: Reprodução

Shadia Nasralla

De Viena (Áustria)

19/09/2014 17h40

Um museu de Viena devolveu nesta sexta-feira (19) uma pintura tomada pelos nazistas em 1938 às bisnetas do artista, parte de uma iniciativa mais ampla da Áustria para lidar com obras de arte adquiridas ilegalmente depois que a Alemanha anexou o país naquele ano.

O quadro de 1922 "The Coffee Hour. Fanny, the Sister of the Artist", do artista judeu Jehudo Epstein, foi entregue à bisneta da mulher retratada, Anne Starkey, que viajou à Grã-Bretanha para receber a peça, informou o museu.

A pintura foi dada ao Museu Judeu em 2010, e um inquérito da própria instituição a respeito de sua proveniência revelou que ela deveria ser devolvida aos herdeiros do pintor.

Epstein viajou à África do Sul em 1934, deixando muitas de suas posses, incluindo o quadro, com um amigo em Viena. Quando os nazistas anexaram a Áustria, Epstein permaneceu exilado em solo sul-africano e a pintura foi confiscada pelos nazistas.

Epstein morreu na África do Sul em 1945.

No ano passado, o jornal austríaco Der Standard relatou que centenas de livros e obras de arte atualmente no Museu Judeu podem ter sido roubados pelos nazistas.

O museu está tratando com outros herdeiros de Epstein a respeito de um caso separado de restituição, informou seu porta-voz.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo