Topo

Adaptação teatral do filme "Shakespeare Apaixonado" é ovacionada em Londres

Cena da adaptação teatral da Disney do filme "Shakespeare Apaixonado"  - AP
Cena da adaptação teatral da Disney do filme "Shakespeare Apaixonado" Imagem: AP

Edward Baran

De Londres

24/07/2014 15h43

A adaptação teatral da Disney do filme "Shakespeare Apaixonado" ganhou elogios de quase toda a crítica em Londres nesta semana, para o alívio dos seus criadores que estão satisfeitos por ver que a sua grande aposta parece destinada a ser um sucesso.

A peça, baseada no filme de Hollywood estrelado por Gwyneth Paltrow e Joseph Fiennes, em 1998, foi ovacionada de pé pela plateia na noite de abertura na quarta-feira (23) no teatro Noel Coward no West End, o distrito dos teatros em Londres.

Com o apoio da organização Disney, que está por trás de sucessos de bilheteria como o "O Rei Leão", e coprodução da conceituada produtora britânica Sonia Friedman, a adaptação estreou direto em um teatro comercial em vez de aproveitar as vantagens de entrar em cartaz primeiro em um local subsidiado pelo governo, como é comum nos palcos britânicos.

"Obviamente, isto foi uma produção tão grande que é provavelmente a maior peça encenada no West End", disse à Reuters nesta quarta-feira o dramaturgo Lee Hall, que fez a adaptação do roteiro do filme em parte escrito por Tom Stoppard.

"Temos 28 no elenco e um cão, um conjunto bastante complicado. O planejamento levou anos e eu estou atordoado por finalmente chegar aqui, mas é maravilhoso obter uma resposta tão calorosa", acrescentou.

Os críticos elogiaram com ênfase Tom Bateman e Lucy Briggs-Owen nos papéis do jovem Will Shakespeare e da herdeira Viola De Lesseps, que está apaixonada por ele e se disfarça de homem para conseguir o papel do protagonista masculino em sua produção de "Romeu e Julieta", em Londres, em 1593.

"A senhorita Briggs-Owen está encantadora", escreveu o crítico Quentin Letts, no Daily Mail, embora tenha feito reparos à gestualização dela.

Michael Billington, em artigo no "The Guardian", definiu a adaptação feita por Hall do roteiro como "uma carta de amor ao teatro em si e que celebra o modo como a magia e o mistério nascem do caos e confusão".

Ao ser questionada sobre como foi interpretar um papel com o qual Gwyneth Paltrow ganhou um Oscar, Lucy Briggs-Owen disse: "É como fazer qualquer grande papel de Shakespeare. Na verdade, você tem que esquecer toda a bagagem de todos os grandes nomes que o interpretaram, e isto não é uma exceção."