Roteirista Lola Salvador vence o Prêmio Nacional de Cinematografia da Espanha
MADRI (Reuters) - Lola Salvador, roteirista dos famosos filmes "El Crimen de Cuenca" e "Las Bicicletas son para el Verano", recebeu nesta terça-feira o Prêmio Nacional de Cinematografia por sua trajetória na indústria do cinema, anunciou o Ministério da Cultura da Espanha em um comunicado.
O júri, que concedeu o prêmio de 30 mil euros por unanimidade, ressaltou "sua singular contribuição à criação cinematográfica e sua longa trajetória como mestra de cineastas", acrescentou o comunicado.
Salvador, que em 2011 recebeu a Medalha de Ouro ao Mérito nas Belas Artes, também viu reconhecido "seu compromisso constante com o cinema no âmbito educativo e sua contribuição decisiva à defesa coletiva do setor e aos direitos dos criadores".
A barcelonesa vem exercendo uma carreira multifacetada como roteirista, escritora e produtora. Em 1979 escreveu o romance "El Crimen de Cuenca", baseada no roteiro que ela mesma havia escrito para o filme de Pilar Miró, e em 1988 a trilogía "El Olivar de Atocha", que virou série de televisão.
Também é autora, entre outros, dos roteiros de "Bearn o la Sala de Muñecas" (1984) e de "Tierno Verano de Lujurias y Azoteas" (1993).
Entre os premiados dos anos anteriores estão os diretores Juan Antonio Bayona, Pedro Almodóvar e Mario Camus, e os atores Francisco Rabal, Carmen Maura e Javier Bardem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.