Espanha devolve peças arqueológicas à Colômbia
MADRI (Reuters) - A Espanha devolveu nesta terça-feira à Colômbia 691 peças arqueológicas, incluindo cerâmicas de 3 mil anos que foram expropriadas em 2003 em um caso de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
As peças, incluindo bustos, estátuas e jóias em pedrarias - ficaram por 11 anos abrigadas no Museu da América, em Madri, enquanto os tribunais decidiam quem teria direito a elas, depois de terem sido exportadas ilegalmente da Colômbia.
O país sul-americano fez um pedido oficial de repatriação dos objetos e a Alta Corte da Espanha decidiu em 10 de junho que elas teriam de ser devolvidas às autoridades do setor de arqueologia, do governo colombiano.
"Além do valor econômico, o grande valor das peças vem de suas origens, que são uma expressão de sua história, cultura e da alma de cada nação", disse o diretor da Polícia-Geral, Ignacio Cosido, durante uma cerimônia no museu para a entrega dos objetos a funcionários colombianos.
As autoridades espanholas ainda estão tentando determinar quais países latino-americanos são os verdadeiros proprietários de outras 300 peças arqueológicas apreendidas em uma ação em 2003.
(Reportagem de Francisco Pazos)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.