Topo

Rainha Elizabeth se encontra com papa e o presenteia com ovos e uísque

03/04/2014 15h44

CIDADE DO VATICANO, 3 Abr (Reuters) - A rainha Elizabeth se encontrou com o papa Francisco pela primeira vez nesta quinta-feira e presenteou o pontífice com delícias culinárias das propriedades reais, entre elas uma dúzia de ovos e uma garrafa de uísque.

"Também trouxe algo de nossas propriedades, que é para você pessoalmente", disse a rainha, que usava um vestido lilás e um chapéu roxo, ao entregar a Francisco uma cesta repleta de alimentos ao final do encontro particular de 17 minutos no Vaticano.

Os 18 itens do palácio de Buckingham, Windsor, Sandringham e Balmoral ainda incluíam dois tipos de mel, "Coronation Best Bitter" e "Grandad's chutney", e sabões de aromaterapia feitos à mão em Sandringham.

Uma autoridade do Vaticano disse que o papa provavelmente irá compartilhar a comida com outros moradores da casa de convidados, onde mora desde sua eleição depois de ter abdicado dos espaçosos cômodos papais, ou doá-la.

A rainha e o príncipe Philip, duque de Edimburgo, conheceram o papa em um cômodo moderno ligado à sala de audiências do Vaticano sem grande parte da pompa do cerimonial geralmente presente em tais visitas.

O comunicado do Vaticano não informou o que os dois conversaram. A rainha também é a Suprema Governante da Igreja da Inglaterra, que se separou de Roma em 1534.

O papa é argentino, e a Grã-Bretanha foi à guerra com seu país pelo controle das Ilhas Malvinas em 1982.

Para conter qualquer especulação de que os dois podem ter discutido as Malvinas, a embaixada britânica lembrou os repórteres que, embora o papa seja argentino, a posição oficial do Vaticano sobre a disputa territorial é neutra.

Francisco também deu um presente à rainha por seu neto de oito meses, o príncipe George de Cambridge: uma esfera feita de lápis lázuli, uma pedra azul-escura semi-preciosa, encimada pela cruz prateada de Santo Eduardo.

"Ele vai ficar entusiasmado com ela", disse a rainha ao papa, depois fez uma pausa e acrescentou "quando for um pouco mais velho".

(Por Philip Pullella)