Topo

Imagem de migrantes africanos ganha importante prêmio fotográfico

Foto de migrantes africanos na costa do Djibuti à noite do fotógrafo norte-americano John Stanmeyer, da agência VII - JOHN STANMEYER / VII AGENCY/ NAT
Foto de migrantes africanos na costa do Djibuti à noite do fotógrafo norte-americano John Stanmeyer, da agência VII Imagem: JOHN STANMEYER / VII AGENCY/ NAT

14/02/2014 15h07

A foto de migrantes africanos na costa do Djibuti à noite, levantando os celulares acesos na tentativa de obter sinal, deu ao fotógrafo norte-americano John Stanmeyer, da agência VII, o prêmio de Foto do Ano da World Press nesta sexta-feira (14).

"Muitas fotos mostram imigrantes desarrumados e despertam pena, mas essa foto é não só romântica, como os dignifica", afirmou a jurada Susan Linfield.

Djibuti é uma parada comum para migrantes que saem da Somália, Etiópia e Eritreia em busca de uma vida melhor na Europa e no Oriente Médio.

"Ela permite a discussão sobre tecnologia, globalização, migração, pobreza, desespero, alienação, humanidade", disse Jillian Edelstein, também do júri, sobre a foto, um trabalho para a revista National Geographic.

O fotógrafo da Reuters Goran Tomasevic, da Sérvia, ganhou o primeiro prêmio para fotos tiradas no momento da notícia (categoria histórias) com uma série que mostra um ataque rebelde a um posto de controle do governo na Síria.

O francês Phillipe Lopez, da Agência France Press, ganhou o mesmo prêmio, mas na categoria foto única, com uma imagem de sobreviventes do tufão Tolosa, nas Filipinas, carregando imagens religiosas.

Brent Stirton, um sul-africano da Getty, levou um dos prêmios principais para retratos com a foto de cinco garotos albinos e cegos na Índia.