Topo

Indicados ao prêmio literário Folio Prize têm mulheres e americanos em destaque

Julia Fioretti

De Londres (Inglaterra)

10/02/2014 19h13Atualizada em 10/02/2014 20h41

Norte-americanos e mulheres dominaram a lista prévia de indicações para um novo prêmio literário, o Folio Prize, divulgada nesta segunda-feira (10).

Esse é "o primeiro grande prêmio para livros em língua inglesa aberto a escritores de todo o mundo", de acordo com o patrocinador, a Folio Society.

Da relação de oito obras constam cinco autores dos EUA e cinco mulheres. Os títulos foram escolhidos por um painel de juízes que avaliaram 80 livros em língua inglesa publicados na Grã-Bretanha por autores de várias partes do mundo.

Os trabalhos selecionados abrangem romances, poesia e contos.

Os indicados são: os norte-americanos Sergio De la Pava, ("A Naked Singularity"), Amity Gaige ( "Schroder"), Kent Haruf ("Benediction"), Rachel Kushner ("The Flame Throwers") e George Saunders ("Tenth of December"); a irlandesa Eimear McBride ("A Girl is a Half-Formed Thing", a canadense Anne Carson ("Red Doc") e a britânica Jane Gardam ("Last Friends").

O vencedor receberá um prêmio de 40.000 libras esterlinas (65.500 dólares) na cerimônia em Londres, em 10 de março. O patrocinador do prêmio, o Folio Society , é uma editora de livros ilustrados.