Topo

Morte de Hoffman ocorre em momento de expansão do uso de heroína

04/02/2014 09h44

Por Steve Gorman

LOS ANGELES, 4 Fev (Reuters) - A aparente morte por overdose de heroína do ator Philip Seymour Hoffman ocorre num momento de forte crescimento do tráfico dessa droga ilícita pela fronteira EUA-México e de um aumento nacional nos casos de abuso da substância nos últimos anos, disseram autoridades federais na segunda-feira.

O uso de heroína atingiu proporções epidêmicas nos Estados Unidos nos últimos cinco anos, acompanhando uma disparada no abuso de analgésicos opiáceos, como a oxicodona, segundo funcionários da DEA (agência antidrogas dos EUA).

Muitos indivíduos que começam abusando da oxicodona acabam na heroína, pois desenvolvem tolerância aos comprimidos e descobrem que é mais barato comprar heroína de traficantes do que medicamentos controlados no mercado negro, segundo as autoridades.

"O oxi é muito mais caro de obter do que a heroína", disse Sarah Pullen, agente especial do DEA em Los Angeles. "O abuso de medicamentos controlados realmente se estabeleceu há cerca de dez anos, e há cerca de cinco começamos a ver o abuso de heroína crescer."

A quantidade de heroína apreendida anualmente na fronteira sudoeste dos EUA quase quadruplicou entre 2008 e 2012, passando de 558,8 para 2.091 quilos por ano.

De acordo com a DEA, 95 por cento da heroína que entra nos EUA vem da América Latina, especialmente do México.

Enquanto isso, as overdoses fatais por heroína cresceram 45 por cento de 2006 a 2010, com 3.038 casos relatados naquele ano. Acredita-se que os números continuem crescendo, segundo a agência.

Possíveis razões citadas para a ascensão das mortes por heroína incluem um aumento geral nos abusos de drogas, um aumento da disponibilidade da heroína de alta pureza nas ruas e um crescente número de pessoas que começam a usar o narcótico em idades mais precoces.

As autoridades do nordeste dos EUA dizem ter observado um surto de overdoses fatais nos últimos meses, atribuídos a um lote de heroína "batizada" com fentanil, um opióide que é 50 a 100 vezes mais potente que a morfina, e 30 a 50 vezes mais poderoso que a heroína.

Fontes policiais disseram à Reuters que os investigadores estão tentando determinar se a heroína suspeita de matar Hoffman, de 46 anos, continha fentanil.

O premiado ator, que tinha um histórico de envolvimento com drogas, foi achado morto no domingo no banheiro do seu apartamento, em Manhattan, com uma seringa espetada no braço. Fontes policiais disseram que as autoridades encontraram na casa 50 papelotes de uma substância que parece ser heroína.

O corpo do ator foi submetido a autópsia na segunda-feira, mas os resultados ainda não foram divulgados.

O médico Marvin Seppala, do centro Hazelden de tratamento para drogadição, disse que a heroína e outros opiáceos causam overdose e morte porque atuam diretamente sobre partes do cérebro que controlam a respiração.

(Reportagem adicional de Eric Kelsey em Los Angeles)