Entretenimento

Corte francesa mantém proibição a show de comediante considerado antissemita

10/01/2014 11h36

PARIS, 10 Jan (Reuters) - Uma corte francesa manteve uma proibição ao espetáculo de um comediante acusado de insultar a memória das vítimas do holocausto, que estava marcado para a cidade de Tours, região central da França, a segunda apresentação a ser proibida em uma turnê nacional.

Um advogado do comediante Dieudonne M'bala M'bala disse que ele vai recorrer da decisão, tomada após a apresentação de abertura da turnê na cidade de Nantes ter sido proibida de última hora por uma decisão judicial, na quinta-feira.

M'bala, de 46 anos, foi multado repetidas vezes por discursos de ódio, e autoridades locais em diversos municípios por toda França tem barrado suas apresentações sob a alegação de risco à ordem pública.

O advogado do comediante, Jacques Verdier, argumentou que uma proibição ao show violaria a liberdade de expressão de seu cliente.

A decisão da corte de apelação é uma vitória para o ministro do Interior, Manuel Valls, e para o presidente François Hollande, que pediram a autoridades locais que mantivessem postura rígida ao avaliar se proíbem ou não o show.

Originalmente ativo entre grupos de esquerda da luta contra o racismo, M'bala começou a criticar abertamente judeus e Israel em 2002 e foi candidato nas eleições europeias dois anos depois como membro de um partido pró-palestinos.

Críticos dizem que o gesto com o braço esticado que é a marca do comediante faz alusão à saudação nazista. Os defensores de M'bala respondem que é um gesto contra o establishment, mas não antissemita.

(Reportagem de Mourad Guichard)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo