Tribunal francês libera show de comediante polêmico
PARIS, 9 Jan (Reuters) - Um tribunal francês rejeitou os esforços das autoridades para banir um show nesta quinta-feira de um comediante a quem o governo acusa de ofender a memória das vítimas do Holocausto.
O ministro do Interior, Manuel Valls, que tem liderado o esforço para interromper o giro nacional do comediante Dieudonne M'bala M'bala, disse que vai recorrer da decisão.
Autoridades locais em Nantes haviam proibido a apresentação inicial do giro de Dieudonne, seguindo o exemplo de outras cidades que também baniram os seus shows, alegando riscos para a ordem pública.
O advogado do comediante, Jacques Verdier, afirmou que a corte havia derrubado a proibição, descrevendo a decisão como uma "vitória total e completa" do seu cliente, que diz que o seu direito à liberdade de expressão está sendo violado.
A decisão do tribunal é uma derrota para Valls, que, segundo pesquisas, é o político mais popular da França por causa da defesa que faz da lei e da ordem.
Dieudonne, de 46 anos, se diz antissionista, mas não antissemita. Ele já foi multado repetidas vezes por promover o ódio.
(Reportagem de Sophie Louet)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.