Entretenimento

Aos 91, desenhista do Superman quer de volta desenhos que deu a JFK

Reprodução
Detalhe de ilustração da HQ "Superman's Mission For President Kennedy", desenhada pelo quadrinista Al Plastino Imagem: Reprodução

Bernard Vaughan

De Nova York (EUA)

21/11/2013 19h17Atualizada em 21/11/2013 19h43

Um idoso quadrinista está correndo contra o tempo para recuperar um desenho seu que retratava o personagem Superman com o presidente John F. Kennedy, o qual deveria ter sido publicado numa revista no mês em que Kennedy foi assassinado, em 1963.

Al Plastino, de 91 anos, pediu nesta semana a um tribunal estadual de Nova York que ordene a casa de leilões Heritage Auctions, de Dallas, a identificar a pessoa que a contratou para vender a obra original, intitulada "A Missão do Superman para o Presidente Kennedy", a fim de que Plastino possa solicitar sua devolução.

Segundo documentos judiciais, Plastino achava que o desenho teria sido doado ao acervo de Kennedy logo depois do assassinato do presidente, um crime que completa 50 anos na sexta-feira (22).

Mas, recentemente, o artista ficou surpreso ao descobrir que o desenho seria levado a leilão na sexta-feira, em Beverly Hills, na Califórnia. O porta-voz da Heritage Auctions, Noah Fleisher, disse que, por causa da polêmica, a empresa desistiu de leiloar a obra.

Plastino foi um dos mais aclamados e prolíficos desenhistas do Superman no auge do personagem, em meados do século 20, segundo documentos judiciais.

Ele diz que aguarda a devolução do desenho para que possa ser "exibido no seu devido lugar", a Biblioteca Presidencial Kennedy, em Boston, e para que esse seja "seu legado público e duradouro ao público interessado", afirma a ação judicial.

"Devido à idade avançada e saúde frágil do senhor Plastino, o tempo é essencial para que esta questão seja resolvida durante sua vida", dizem os documentos judiciais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo