Topo

Yoko Ono lança exposição sobre a paz inspirada em campanha com John Lennon

14.nov.2013 - Yoko Ono mostra gesto de paz em frente à Sydney Opera House no lançamento da exposição "A Guerra Acabou (Se Você Quiser)" no Museu de Arte Contemporânea de Sydney, na Austrália - Reuters
14.nov.2013 - Yoko Ono mostra gesto de paz em frente à Sydney Opera House no lançamento da exposição "A Guerra Acabou (Se Você Quiser)" no Museu de Arte Contemporânea de Sydney, na Austrália Imagem: Reuters

Thuy Ong

Da Reuters, em Sydney

14/11/2013 10h37

Na nova exposição de Yoko Ono, "A Guerra Acabou (Se Você Quiser)", na Austrália, a escritora, artista e ativista da paz espera unir as pessoas para sonhar e trabalhar em direção a um futuro melhor através da arte.

"Isso é o que podemos fazer para mudar a sociedade", disse Yoko Ono, viúva do Beatle John Lennon, em coletiva de imprensa no Museu de Arte Contemporânea da Austrália, em Sydney, onde a exibição será aberta ao público na sexta-feira (15) e fica em cartaz até fevereiro.

As partes interativas da exibição foram concebidas para encorajar a colaboração entre as pessoas, sempre em conexão com o tema central sobre a paz mundial, disse.

A exposição multimídia, a primeira individual de Yoko na Austrália, expõe trabalhos de mais de cinco décadas, incluindo esculturas, colagens e um jogo de xadrez somente com peças brancas.

O título "A Guerra Acabou (Se Você Quiser)" se refere à campanha feita por Yoko e Lennon em 1969, quando eles alugaram outdoors em várias cidades para veicular uma mensagem de paz na época do Natal.

"A mudança não é fácil, mas temos que entender que se não dermos abertura à mudança, isso é morte", disse Yoko. "Quando John e eu nos posicionamos, poucas pessoas eram ativistas. Agora eu acho que 90 por cento do mundo é de ativistas", disse ela.