Compositor britânico John Tavener morre aos 69 anos
LONDRES, 12 Nov (Reuters) - John Tavener, um dos compositores mais famosos da Grã-Bretanha, cuja música foi tocada no funeral da princesa Diana, morreu nesta terça-feira aos 69 anos em sua casa, no sudoeste da Inglaterra, disse seu agente.
Tavener estudou na Royal Academy of Music e passou cinco décadas compondo. Ele era mais conhecido pelo clássico "The Protecting Veil" e por sua "Song for Athene", tocada no funeral de Diana, em 1997.
Ele gravou pelo selo fonográfico Apple, e muito de seu trabalho foi inspirado por sua espiritualidade após se juntar à Igreja Ortodoxa russa.
Mas Tavener sofreu problemas de saúde em grande parte de sua vida. Ele teve um acidente vascular cerebral com cerca de 30 anos e em 1990 foi diagnosticado com Síndrome de Marfan, uma doença genética que pode causar defeitos cardíacos. O compositor teve um ataque cardíaco em 2007.
James Rushton, diretor da Chester Music, de Tavener, descreveu-o como um homem de convicções fortes e de enorme calor pessoal, lealdade e humor.
"John Tavener foi uma das únicas e mais inspiradoras vozes da música dos últimos 50 anos", disse Rushton em comunicado.
"Seu grande corpo de trabalho - dramático, imediato, obcecado, permanecendo muito tempo na memória de todos os que já ouviram falar dele e que sempre o identificaram - é uma das contribuições mais significativas para a música clássica em nossos tempos."
Tavener foi nomeado cavaleiro em 2000 pelos serviços prestados à música. Ele deixa a mulher e três filhos.
(Reportagem de Shadi Bushra)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.