Topo

Estudante transgênero é nomeado rainha do baile em universidade dos EUA

12/10/2013 17h45

12 Out (Reuters) - Steven Sanchez dançou com sapatos de lantejoulas douradas e fez o playback de músicas de Selena Gomez "Like a Champion" e "Come and Get It" para tornar-se um dos primeiros estudantes transexuais a ser escolhido a rainha do baile.

Sanchez, de 21 anos, disse que ainda estava em estado de choque de ter vencido a votação de sexta-feira na Universidade de Northern Iowa em Cedar Falls.

"Eu não podia acreditar no que aconteceu, e eu ainda não consigo acreditar", disse ele à Reuters neste sábado. "Eu vim de tão longe como pessoa."

Sanchez, que se descreve como gênero não-conforme, não é o primeiro estudante transexual a fazer história como rainha do baile. No mês passado, Cassidy Lynn Campbell, de 16 anos de idade e ex-Lance Campbell, ganhou o título em uma escola na Califórnia.

Sanchez disse esperar que sua vitória traga mais atenção às questões transexuais.

Em agosto, o governador da Califórnia, Jerry Brown assinou uma lei permitindo que todos os alunos de escolas públicas participassem de "programas de gênero segregado, atividades e instalações" - de esportes a vestiários - que correspondessem com seu gênero de auto-percepção.

Sanchez disse que seu gênero de identificação estava em transição, embora ele não tenha certeza se um dia irá se tornar fisicamente uma mulher.

"Eu me identifico como andrógino assim não é realmente um ou outro", disse ele.

Quando era mais jovem, Sanchez, que é de San Antonio, Texas, disse que foi muito intimidado e deixou a escola. Formou-se por meio de um programa em uma faculdade comunitária no Texas antes de se matricular na universidade de Iowa, com 12 mil alunos.

Sua avó, mãe e tia são encorajadoras, disse ele.

"Elas são as únicas que realmente me ajudaram a passar por todos os momentos difíceis", disse ele. "Sou muito inspirado por mulheres fortes. Estou rodeado por mulheres fortes que me apoiam e isso é lindo para mim."

Sanchez se apresentou na terça-feira e soube que havia ganhado na sexta à noite.

(Por Noreen O'Donnel)