Topo

Obras de Warhol, de borboletas a notas de dólares, são expostas em Hong Kong

Alexandra Hoegberg

Hong Kong

11/09/2013 11h09

Mais de 40 obras do artista pop Andy Warhol serão exibidas numa exposição promovida pela casa de leilões Sotheby's em Hong Kong, sendo a mais cara delas avaliada em cerca de 1 milhão de dólares.

A coleção, chamada "De Warhol, Com Amor", reúne principalmente obras da primeira fase do artista, trabalhando em tinta sobre papel, a partir da década de 1950. As obras habitualmente ficam na galeria da Sotheby's em Nova York.

Warhol viajou a Hong Kong e a outros lugares da região em 1956, e suas experiências asiáticas inspiraram algumas obras com alusões ao ouro e a borboletas, que podem ser vistas na exposição, segundo Jacqueline Wachter, especialista em arte contemporânea da Sotheby's em Nova York.

"A China foi importante para ele, e tomara que ele seja importante para a China", disse Wachter a jornalistas na quarta-feira, quando acontece a abertura da exposição para convidados.

Todas as 46 obras do acervo têm valor estimado entre 10 mil e 1 milhão de dólares. A peça mais valiosa é "Ten One Dollar Bills" ("dez notas de um dólar"), de 1962.

A exposição ficará aberta ao público de 12 a 24 de setembro.