Topo

Escritora britânica vai reviver detetive Hercule Poirot de Agatha Christie

03/09/2013 20h48

LONDRES, 3 Set (Reuters) - A escritora britânica best-seller de romances policiais Sophie Hannah vai reviver o fictício detetive Hercule Poirot, de Agatha Christie, em uma nova história a ser lançada no ano que vem.

Quando o agente de Hannah disse que havia sugerido à editora HarperCollins para pedir que ela escrevesse uma continuação, uma ideia que ela estava tentando transformar em um romance há anos de repente tomou forma, disse a autora à Reuters.

"Assim que ele disse 'romance de Agatha Christie' eu realmente pensei que a ideia iria funcionar perfeitamente como uma história ambientada na década de 1920", disse Hannah, uma devota de longa data de Agatha Christie.

Quando ela conheceu a família de Christie, a decisão sobre se seria Poirot ou seu outro famoso personagem, Miss Marple, ainda estava no ar.

"Os romances de Poirot foram os primeiros que eu li. Já li todos eles, eu vi todos eles na TV", disse ela. "Do meu ponto de vista, a ideia de enredo que eu tinha, eu só conseguia ver como um Poirot, totalmente."

A família de Christie concordou prontamente.

"Sua ideia para um enredo foi tão convincente e sua paixão pelo trabalho da minha avó tão forte, que nós sentimos que era o momento certo para um novo (romande de) Christie ser escrito", disse o presidente da Agatha Christie Limited e neto da famosa romancista, Mathew Prichard, em comunicado da editora HarperCollins.

O anúncio do retorno de Poirot segue o sucesso de outros romances que reviveram personagens icônicos da ficção do século 20.

Hannah, de 41 anos, disse que, embora os romances de Poirot e Miss Marple tenham sido transformados em séries de televisão e filmes, ela não estava pensando em adaptações para as telas pequenas ou grandes.

(Reportagem de Paul Casciato e Georgia Musson)