Achada no Peru tumba de 1.300 anos com corpos de 63 nobres
LIMA, 27 Jun (Reuters) - Arqueólogos no Peru anunciaram nesta quinta-feira a descoberta de uma enorme tumba real com 63 esqueletos ou corpos mumificados, na maioria de mulheres nobres, o que deve oferecer inúmeras pistas sobre o enigmático império Wari, que dominava os Andes há cerca de 1.300 anos, bem antes da ascensão dos incas.
O mausoléu, descoberto na localidade de El Castillo de Huarmey, 300 quilômetros ao norte de Lima, também abrigava um enxoval com 1.200 peças de ouro, prata e cerâmicas.
A maioria dos corpos estava em posição vertical, o que indica realeza e sugere que as mulheres waris tinham mais importância do que se pensava, segundo o arqueólogo polonês Miloszc Giersz.
Os historiadores acreditam que os Wari, que governaram entre os anos 600 e 1.100 depois de Cristo, foram os primeiros a unir diversas tribos em uma sofisticada rede na maior parte dos Andes e na costa do centro do Peru.
"O fato de a maioria dos esqueletos ser de mulheres, e pela riqueza do enxoval funerário, nos leva à interpretação de que essa foi uma tumba da elite real, e isso nos altera a perspectiva que tínhamos sobre o papel das mulheres na cultura wari", disse o bioarqueologista Wieslaw Wieckowski.
Arqueólogos disseram que a descoberta é a primeira escavação de um túmulo real Wari e ajudará a reconstruir a vida nos Andes antes de que o Império Inca fosse conquistado pelos espanhóis há 500 anos.
(Reportagem da Reuters TV)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.