Topo

Príncipe saudita processa Forbes por avaliar fortuna em apenas U$20 bi, diz jornal

 FAISAL NASSER / Reuters
Imagem: FAISAL NASSER / Reuters

07/06/2013 11h31

LONDRES, 7 Jun (Reuters) - O bilionário príncipe saudita Alwaleed bin Talal processou a revista Forbes por difamação num tribunal britânico, alegando que a avaliação de sua fortuna em 20 bilhões de dólares ficou 9,6 bilhões de dólares abaixo do valor real, informou o jornal britânico Guardian nesta sexta-feira.

O príncipe, neto do fundador da Arabia Saudita e sobrinho do rei Abdullah, acusou o ranking de bilionários da revista norte-americana de ser falho e tendencioso contra as empresas do Oriente Médio, depois de ter ficado na 26ª posição na lista deste ano.

Um funcionário da Corte Superior de Londres confirmou que o príncipe Alwaleed tinha apresentado um processo de difamação contra a Forbes, seu editor Randall Lane, e dois de seus jornalistas em 30 de abril. Detalhes do processo não estavam imediatamente disponíveis.

Através de sua Kingdom Holding Company, o príncipe Alwaleed possui grandes participações nas empresas Citigroup, News Corp e Apple, entre outras. Ele também é proprietário ou co-proprietário de hotéis de luxo, incluindo o Plaza, em Nova York, o Savoy, em Londres, e o George V, em Paris.

A lista de bilionários do mundo da Forbes deste ano foi publicado em 4 de março, e no dia seguinte a Kingdom Holding disse que o processo de avaliação havia utilizado "dados incorretos" e "parecia destinado a pôr em desvantagem investidores e instituições do Oriente Médio".

O escritório de advocacia Kobre & Kim, que o Guardian disse representar o príncipe Alwaleed no processo, recusou-se a comentar. A revista Forbes não pôde ser imediatamente contatada para comentar o assunto.

(Por Estelle Shirbon)