Topo

Angelina Jolie aparece pela primeira vez em público após a mastectomia dupla

 Neil Hall / Reuters
Imagem: Neil Hall / Reuters

03/06/2013 10h27

Por Edward Baran

LONDRES, 3 Jun (Reuters) - Angelina Jolie fez no domingo sua primeira aparição pública desde que anunciou ter se submetido a uma dupla mastectomia. Ao lado do marido, Brad Pitt, no tapete vermelho em Londres, ela fez comentários positivos sobre o debate a respeito da saúde das mulheres, estimulado pela cirurgia.

A atriz se manteve fora dos holofotes desde que anunciou sua operação em uma coluna do jornal The New York Times no mês passado, dizendo que a decisão foi tomada depois de descobrir ser portadora de um gene que lhe dá 87 por cento de risco de contrair câncer de mama.

Aos 37 anos e com seis filhos, Jolie foi elogiada por sua coragem de anunciar publicamente a cirurgia. Há informações, agora, que ela planeja outra operação, para remover seus ovários, já que é portadora do gene BRCA1, que lhe confere um risco de 50 por cento de câncer ovariano.

No tapete vermelho para a estreia mundial do último trabalho de Pitt como ator, o filme de ação "Guerra Mundial Z", Jolie elogiou seu parceiro, dizendo que ele é "um homem maravilhoso e um pai maravilhoso".

"Estou muito, muito grata por todo o apoio... eu fico muito feliz só de ver a ampliação da discussão da saúde das mulheres. Isso significa o mundo para mim", disse ela a jornalistas.

"Depois de perder a minha mãe por causa dessas questões, eu estou muito agradecida por isso", acrescentou a atriz norte-americana, vestindo um longo preto de Yves Saint Laurent.

A mãe de Jolie, a atriz Marcheline Bertrand, morreu de câncer de ovário em 2007 aos 56 anos e sua tia, Debbie Martin, de 61, faleceu na semana passada em decorrência de câncer de mama.