Topo

Diamante Briolette alcança valor recorde de US$ 11 mi em Hong Kong

28/05/2013 17h55

HONG KONG, 28 Mai (Reuters) - O maior diamante tipo Briolette já vendido em leilão alcançou o valor recorde de 11 milhões de dólares nesta terça-feira em Hong Kong, disse a casa Christie's, que não identificou o comprador, um asiático.

Esse Briolette, nome que identifica um diamante lapidado em forma de gota, tem 75,36 quilates e está suspenso sobre uma corrente de diamantes. Embora tenha ficado aquém do preço máximo estimado previamente, de 12,5 milhões de dólares, ele superou o recorde anterior para leilões de diamantes, que pertencia a uma pedra azul de 10,48 quilates vendida no ano passado pela Sotheby's.

"O Briolette é tão raro porque precisamos encontrar uma peça de (diamante) bruto que seja grande suficiente para lapidar no estilo Briolette", explicou Chinag Shiu-Fung, especialista em joalheira da Christie's.

O diamante chegou a uma joalheria dos Estados Unidos, a William Goldberg, como uma pedra bruta de 160,5 quilates, e foi lapidada em um Briolette de 75,51 quilates.

Isso foi certificado pelo Instituto Gemológico da América (GIA) como sendo o maior diamante impecável em formato Briolette já avaliado na época, segundo os arquivos da William Goldberg.

(Reportagem de Lavinia Mo e Anne Marie Roantree)