Diamante Briolette alcança valor recorde de US$ 11 mi em Hong Kong
HONG KONG, 28 Mai (Reuters) - O maior diamante tipo Briolette já vendido em leilão alcançou o valor recorde de 11 milhões de dólares nesta terça-feira em Hong Kong, disse a casa Christie's, que não identificou o comprador, um asiático.
Esse Briolette, nome que identifica um diamante lapidado em forma de gota, tem 75,36 quilates e está suspenso sobre uma corrente de diamantes. Embora tenha ficado aquém do preço máximo estimado previamente, de 12,5 milhões de dólares, ele superou o recorde anterior para leilões de diamantes, que pertencia a uma pedra azul de 10,48 quilates vendida no ano passado pela Sotheby's.
"O Briolette é tão raro porque precisamos encontrar uma peça de (diamante) bruto que seja grande suficiente para lapidar no estilo Briolette", explicou Chinag Shiu-Fung, especialista em joalheira da Christie's.
O diamante chegou a uma joalheria dos Estados Unidos, a William Goldberg, como uma pedra bruta de 160,5 quilates, e foi lapidada em um Briolette de 75,51 quilates.
Isso foi certificado pelo Instituto Gemológico da América (GIA) como sendo o maior diamante impecável em formato Briolette já avaliado na época, segundo os arquivos da William Goldberg.
(Reportagem de Lavinia Mo e Anne Marie Roantree)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.