Entretenimento

Amostra de sangue de Gandhi vai a leilão em Londres

20/05/2013 13h32

LONDRES, 20 Mai (Reuters) - Duas lâminas de microscópio que contêm o sangue do líder indiano Mahatma Gandhi serão vendidas em Londres na terça-feira, com expectativa de arrecadar entre 10 mil e 15 mil libras (15,2 mil e 22,8 mil dólares).

As lâminas foram obtidas em 1924, quando o pai do movimento de independência da Índia se recuperava da remoção do apêndice em um local perto de Mumbai. Especula-se que ele tenha doado seu sangue para a família que o abrigava à época.

"Para devotos de Gandhi, as lâminas têm o mesmo status que uma relíquia sagrada para um cristão", disse Richard Westwood-Brookes, um especialista em documentos históricos da casa de leilões Mullock, que está vendendo o item.

"É um artefato que é reverenciado pelos discípulos de Gandhi, particularmente na Índia e, portanto, esse é o tipo de pessoa que o compraria", acrescentou.

As lâminas integram uma coleção maior de itens obtidos pela Mullock, que incluem sandálias, xale e roupa de cama do ex-líder.

A demanda por memorabilia de Gandhi tem aumentado desde que a Mullock vendeu amostras de solo vendidos e lâminas de grama ensanguentada supostamente colhidas no local onde Gandhi foi assassinado em 1948, por 10 mil libras (15,2 mil dólares) no ano passado.

(Reportagem de Li-mei Hoang)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo