Topo

Plateia passa mal e encenação "nazista" de ópera de Richard Wagner é suspensa

O alemão Richard Wagner (1813-1883) foi compositor, regente, dramaturgo e ensaísta - Reprodução
O alemão Richard Wagner (1813-1883) foi compositor, regente, dramaturgo e ensaísta Imagem: Reprodução

09/05/2013 19h21

Uma montagem da ópera "Tannhaeuser", de Richard Wagner, adaptada a uma temática nazista foi tirada de cartaz depois que espectadores passaram mal com as cenas mostrando homicídios e uma câmara de gás, disse em seu site a companhia responsável pela encenação.

A Deutsche Oper am Rhein, de Duesseldorf, tentou sem sucesso convencer o diretor a fazer mudanças na encenação. Diante da recusa, o restante da temporada será mantido apenas na forma de concerto.

O "Tannheuser", do diretor Burkhard C. Kosminski, se passa durante o Holocausto, e provocou escândalo já na sua estreia, no sábado (4), quando alguns espectadores buscaram atendimento médico após verem cenas fortes, disse a companhia em nota no seu site nesta semana.

A direção da companhia disse que já tinha conhecimento prévio do caráter polêmico da encenação, baseada em uma obra inspirada em lendas nacionais. "Estamos, no entanto, chocados pelo fato de algumas cenas, especialmente a muito realista cena do tiros, ter causado tamanho estresse psicológico e físico para alguns convidados, a ponto de eles terem precisado de tratamento médico posterior", disse a Deutsche Oper am Rhein.

"Após considerar todos os argumentos, concluímos que não podemos assumir a responsabilidade por nossa obra artística tendo um efeito tão extremo, então não podemos permitir que essa produção continue sendo apresentada sem alterações."

A companhia disse que, por razões legais, não pode impor as mudanças a Kosminski, que disse a um jornal alemão estar "chocado" com o cancelamento da temporada.

(Reportagem de Michelle Martin)