Topo

Apesar da idade, Judi Dench continua soberana no palco

26/03/2013 22h04

LONDRES, 26 Mar (Reuters) - Judi Dench enfrenta dificuldades de visão e falhas na memória, mas, aos 78 anos, mostrou na segunda-feira que continua sendo uma grande dama do teatro ao subir num palco londrino na companhia de Ben Whishaw, com quem já contracenou nos filmes de James Bond.

Uma das mais respeitadas atrizes britânicas, ela fica à vontade tanto em peças de Shakespeare quanto em sucessos de Hollywood. Interpretou M em sete filmes do agente 007, até se despedir da série em "Skyfall", no ano passado.

No ano passado, foi divulgado que Dench sofre de degeneração macular, principal causa da perda de visão em pessoas com mais de 60 anos. Por isso, ela precisa da ajuda de amigos para ler roteiros.

Em entrevista a uma TV neste mês, Dench disse que consome comprimidos de óleo de peixe para melhorar a memória e se lembrar das falas e contou que não tem a intenção de reduzir o ritmo ou abandonar a carreira.

Nesta terça-feira, Dench foi alvo de unânimes críticas positivas por sua participação em "Peter and Alice", peça na qual contracena com Whishaw, o Q dos filmes de 007.

"Peter and Alice" é uma obra do dramaturgo norte-americano John Logan, corroteirista de "Skyfall".

O crítico Paul Taylor, do Independent, fez restrições à peça (deu três estrelas, de um máximo de cinco), mas afirmou que Dench "empresta seu brilho a Alice ao combinar um senso de combatividade picante e inteligente com uma reverberante profundidade de humanidade machucada".

Ou, como resumiu com entusiasmo Libby Purves, no Times: "Dench é inigualável".