Ex-locutor da rádio BBC é detido por acusação de abuso sexual
LONDRES, 13 Mar (Reuters) - O ex-apresentador de rádio da BBC Dave Lee Travis, elogiado pela ganhadora do Nobel da Paz Aung San Suu Kyi por entretê-la com seu programa semanal durante anos de cativeiro, voltou a ser preso por alegações de crimes sexuais, disse a polícia londrina nesta quarta-feira.
Travis, de 67 anos, foi preso pela primeira vez em novembro passado por detetives que trabalhavam na Operação Yewtree, um inquérito centrado em alegações contra o antigo apresentador de televisão da BBC Jimmy Savile. Travis negou qualquer indecência.
Savile foi uma das maiores estrelas da Grã-Bretanha nos anos 1970 e 1980, mas desde sua morte, em 2011, a polícia descobriu que ele cometeu crimes sexuais em escala inédita.
A polícia disse que o "Yewtree 4" --a identificação deles para Travis-- foi questionado sobre novas alegações quando respondia a fiança na segunda-feira. Ele foi depois libertado sob fiança até abril.
"Em seu retorno em 11 de março, o homem sexagenário foi preso sob suspeita de delito sexuais em ligação com outras alegações feitas à Operação Yewtree", disse um porta-voz da polícia.
Várias figuras muito conhecidas, incluindo Jim Davidson, um comediante que apresentou programas no horário nobre da BBC nos anos 1990, e Max Clifford, o maior agente de celebridade da Grã-Bretanha, também foram presos pelos detetives da Operação Yewtree.
A polícia vem examinando três categorias de supostos delitos: os envolvendo apenas Savile, que formam a maioria dos casos; os envolvendo Savile e outros, e os que não têm ligação direta com Savile. A prisão de Travis entra nesta última categoria.
(Reportagem de Michael Holden)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.