"Lincoln" leva Oscar de melhor design de produção
LOS ANGELES, 25 Fev (Reuters) - "Lincoln", uma cinebiografia de um dos maiores presidentes norte-americanos, ganhou o Oscar de melhor design de produção, durante a cerimônia de entrega dos prêmios Academy Awards, no Teatro Dolby, em Los Angeles, na madrugada desta segunda-feira.
O drama presidencial de época da Guerra Civil norte-americana "Lincoln", do cineasta Steven Spielberg, recebeu 12 indicações ao Oscar.
O roteiro de Tony Kushner ("Angels in America", "Munique"), baseado parcialmente em livro da historiadora Doris Kearns Goodwin, focaliza o dramático ano de 1865, quando o exaurimento do sul dos Estados Unidos prenunciava o fim da Guerra de Secessão.
Ao mesmo tempo, começava um embate dentro do Congresso dos Estados Unidos pela aprovação da de uma emenda à Constituição que definiria a libertação dos escravos, assunto que também estava por trás da guerra, já que a economia sulista baseava-se na agricultura dependente dessa mão-de-obra.
Reeleito para um segundo mandato, o republicano Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis) luta nas duas frentes. Ele quer terminar a guerra, que tantas vidas já custou, e acabar com a escravidão.
Também concorriam ao prêmio nesta categoria os filmes "Anna Karenina", "O Hobbit - Uma Jornada Inesperada", "Os Miseráveis" e "As Aventuras de Pi".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.