Topo

Mostra com 50 obras de Edouard Manet será exibida em Londres

"O Tocador de Pífano", do pintor francês Edouard Manet, obra que foi exibida no Brasil em 2012 - Ricardo Cassiano/UOL
"O Tocador de Pífano", do pintor francês Edouard Manet, obra que foi exibida no Brasil em 2012 Imagem: Ricardo Cassiano/UOL

Do UOL, em São Paulo*

22/01/2013 17h56

Após descrições eufóricas dos primeiros visitantes, será aberta ao público uma grande exposição de obras do pintor francês Edouard Manet, na Real Academia de Artes de Londres, a partir deste sábado (26). A galeria ficará aberta até as 23h, todas as sextas e sábados para receber a multidão esperada.

A Academia está organizando visitas exclusivas nas noites de domingo, entre março e abril, para permitir uma observação mais tranquila. Esses ingressos, que incluem bebida e orientação de um guia, vão custar 30 libras (cerca de US$ 47), o dobro do valor normal.

A exposição vai até 14 de abril. A mesma mostra já foi apresentada no ano passado no Museu de Arte de Toledo, nos Estados Unidos.

O curador da mostra na capital inglesa, Lawrence Nichols, dá pouca importãncia ao ato de tentar situar Manet na história da arte europeia. Há quem o veja como o inventor da arte moderna, ou como a ponte entre realismo e impressionismo. "Cezanne o adorava, Picasso o adorava. Ele sabia quem ele era. Estou bastante convencido de que muitos artistas vão vir a esta exposição nas próximas 12 semanas e igualmente irão reagir ao talento desse homem", disse.

Mais de 50 pinturas vão adornar as paredes da galeria principal da Academia, revelando o gosto de Manet pelo preto, o branco, o cinza e os azuis pálidos, em forte contraste com as cores vivas dos impressionistas subsequentes.

Manet retratou a sociedade parisiense e o mundo ao seu redor, misturando a pintura de gênero com o retrato, e teve êxito em capturar uma era de transição.

Uma das obras mais famosas de Manet, o "Tocador de Pífano", esteve em exibição no Brasil no segundo semestre de 2012 (veja fotos acima).

* Com informações da agência de notícias Reuters