Mostra com 50 obras de Edouard Manet será exibida em Londres
Após descrições eufóricas dos primeiros visitantes, será aberta ao público uma grande exposição de obras do pintor francês Edouard Manet, na Real Academia de Artes de Londres, a partir deste sábado (26). A galeria ficará aberta até as 23h, todas as sextas e sábados para receber a multidão esperada.
A Academia está organizando visitas exclusivas nas noites de domingo, entre março e abril, para permitir uma observação mais tranquila. Esses ingressos, que incluem bebida e orientação de um guia, vão custar 30 libras (cerca de US$ 47), o dobro do valor normal.
A exposição vai até 14 de abril. A mesma mostra já foi apresentada no ano passado no Museu de Arte de Toledo, nos Estados Unidos.
O curador da mostra na capital inglesa, Lawrence Nichols, dá pouca importãncia ao ato de tentar situar Manet na história da arte europeia. Há quem o veja como o inventor da arte moderna, ou como a ponte entre realismo e impressionismo. "Cezanne o adorava, Picasso o adorava. Ele sabia quem ele era. Estou bastante convencido de que muitos artistas vão vir a esta exposição nas próximas 12 semanas e igualmente irão reagir ao talento desse homem", disse.
Mais de 50 pinturas vão adornar as paredes da galeria principal da Academia, revelando o gosto de Manet pelo preto, o branco, o cinza e os azuis pálidos, em forte contraste com as cores vivas dos impressionistas subsequentes.
Manet retratou a sociedade parisiense e o mundo ao seu redor, misturando a pintura de gênero com o retrato, e teve êxito em capturar uma era de transição.
Uma das obras mais famosas de Manet, o "Tocador de Pífano", esteve em exibição no Brasil no segundo semestre de 2012 (veja fotos acima).
* Com informações da agência de notícias Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.