Topo

Polícia grega recupera peças roubados de museu e prende três

24/11/2012 15h20

ATENAS, 24 Nov (Reuters) - A polícia grega recuperou antiguidades roubadas de um museu em Olímpia e prendeu três pessoas, disse a polícia neste sábado.

O roubo em fevereiro, logo um na Galeria Nacional do país, gerou uma revolta de muitos artistas e profissionais de cultura, que disseram que os cortes de orçamento por conta das medidas de austeridade colocaram as vastas riquezas artísticas da Grécia em risco.

Durante o roubo, ladrões armados dominaram uma guarda e fugiram com cerca de 70 peças --como de bronze e cerâmica- no museu em Olímpia, origem dos Jogos Olímpicos.

Muitos dos artefatos roubados foram encontrados enterrados em um campo a 3 quilômetros de um sítio arqueológico na região de Peloponeso, disse a polícia. As três pessoas presas foram condenadas por roubo de antiguidades.

"Apesar da difícil situação econômica, nós não estamos sendo negligentes em questões de segurança, especialmente sobre a nossa herança cultural", disse o ministro da Ordem Pública, Nikos Dendias, em entrevista coletiva.

Os homens foram presos depois que um deles tentou vender um anel de ouro antigo a um policial disfarçado por 1,5 milhão de euros (2 milhões de dólares). As antiguidades serão devolvidos ao museu na próxima semana.

(Por Lefteris Papadimas)