Topo

Intruso foge com as chaves da Torre de Londres

13/11/2012 18h31

LONDRES, 13 Nov (Reuters) - A polícia britânica está investigando como um intruso burlou a segurança da Torre de Londres e furtou um molho de chaves do local, uma importante atração turística onde estão guardadas as joias da coroa.

As fechaduras das pontes levadiças e de outras salas da torre foram trocadas, e uma investigação interna foi iniciada depois de um homem ser flagrado invadindo o local, na madrugada de 6 de novembro, sendo em seguida retirado do local, segundo nota dos palácios reais britânicos.

As chaves furtadas não davam acesso à torre propriamente dita, mas a entidade Palácios Reais Históricos admitiu que houve falha na segurança.

A torre começou a ser construída na década de 1080 por Guilherme, o Conquistador, e foi usada desde então como residência de monarcas, prisão para traidores e local para execuções - inclusive a de Anna Bolena.

Seus vigilantes, conhecidos como Beefeaters, usam elaboradas túnicas douradas e vermelhas, e são um dos mais conhecidos símbolos da capital.

Esses funcionários fazem visitas guiadas e realizam a Cerimônia das Chaves, o fechamento tradicional da torre, que ocorre infalivelmente todas as noites há pelo menos 700 anos, para alegria dos turistas.

Em 1671, um jovem guarda da torre frustrou uma invasão mais audaciosa do local, quando uma quadrilha tentou fugir do local levando as joias da coroa sob suas roupas.

(Reportagem de Alessandra Prentice)