"Coroa perdida" de Henrique 8º é remontada e exposta em Londres
Mais de 450 anos depois de adornar uma das mais famosas cabeças reais da Grã-Bretanha, a coroa perdida de Henrique 8o foi recriada no antigo palácio do monarca, nos arredores de Londres.
A coroa foi derretida em 1649 para abastecer os cofres públicos, depois do triunfo de Oliver Cromwell sobre as forças monárquicas na guerra civil inglesa. Mas ela pôde ser remontada graças a descrições detalhadas e a retratos da época.
A coroa de ouro foi usada nas coroações dos reis Eduardo, Maria e Isabel, e posteriormente nas coroações de Jaime 1o e Carlos 1o.
A réplica pesa três quilos, e está adornada com 344 joias e pérolas colocadas manualmente. Ela será a peça central do Palácio da Corte de Hampton, cuja Capela Real reabrirá neste mês, após sete anos de restauração.
Simone Sagi, porta-voz do palácio, disse que a coroa original raramente era vista em público. "Ela só era usada em ocasiões muito importantes, como a Epifania, e teria sido usada da rota da procissão do Palácio da Corte de Hampton".
A peça começa a ser exposta no dia 27.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.