Topo

Christie's oferece itens de James Bond para celebrar 50 anos do espião

28/09/2012 12h16

Por Mike Collett-White

LONDRES, 28 Set (Reuters) - A casa de leilões Christie's vai oferecer 50 itens de recordação de James Bond durante a próxima semana em uma venda de caridade que culmina em um leilão ao vivo na sexta-feira, no 50º aniversário do lançamento do primeiro filme do 007 "Dr. No".

O leilão, que vai arrecadar fundos para uma série de instituições de ajuda, incluindo a Unicef, é um de uma série de eventos que estão sendo realizados em todo o mundo para marcar o aniversário de uma das franquias de cinema mais antigas e mais bem-sucedidas do mundo.

Cinquenta lotes estarão à venda, muitos deles vindos da EON Productions, a empresa por trás da série de filmes.

Do total, 40 serão vendidos online entre 28 de setembro e 8 de outubro e 10 foram reservados para o leilão ao vivo em 5 de outubro, o "Dia Mundial de James Bond", na sede da Christie's, em South Kensington, em Londres .

Todos os lotes serão expostos ao público de sábado até 4 de outubro, com entrada livre.

"Eu acho que o que a gente queria fazer era celebrar o 50º aniversário de uma forma significativa e que as pessoas tenham a oportunidade de comprar algumas das coisas em nosso arquivo para que pudéssemos arrecadar dinheiro para caridade", disse Michael G. Wilson, que juntamente com Barbara Broccoli, é guardião dos filmes de James Bond.

"Há um monte de coisas... a partir de 1.000 libras (1.600 dólares)", disse ele à Reuters. "Há muitas coisas para toda uma gama de colecionadores."

Entre os destaques para ele estava um modelo em escala de um terço de um Aston Martin DB5 usado nas filmagens de "Operação Skyfall", a próxima aventura de Bond que chega às telas em outubro.

O carro foi utilizado em filmes anteriores de Bond e tornou-se intimamente associado com o duplo agente fictício.

"Em Skyfall voltamos ao velho Aston Martin, o DB5, tiramos um pouco da naftalina", disse Wilson.

"Nós usamos ele no filme, mas tivemos de fazer um modelo do mesmo. Fizemos um modelo extra, em escala de um terço... que foi feito para o filme e eu acho que é uma coisa muito única de se ter."

A expectativa é de que o modelo seja arrematado por 30 mil a 40 mil libras, enquanto outro Aston Martin construído em 2008 e utilizado na sequência de abertura do último filme da franquia Bond "Quantum of Solace" tem um preço de 100 mil a 150 mil libras.

Há também uma edição especial do champanhe Bollinger oferecido por 10 mil a 15 mil libras.

"Você pode imaginar um champanhe que só sai em uma tiragem de 12?", questionou Wilson.

Ele acrescentou que os produtores de Bond vinham trabalhando com uma série de instituições de caridade por algum tempo, apesar de seus laços com a Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, serem particularmente próximos através do envolvimento do ex-ator 007 Roger Moore.

Entre os itens menores que estão sendo vendidos estão 10 cartas de tarô usadas por Jane Seymour quando interpretou a personagem Solitaire em "Com 007 Viva e Deixe Morrer" e um cinto com uma fivela de bala de ouro usado por Christopher Lee como Scaramanga em "007 Contra o Homem Com a Pistola de Ouro".

"Com os itens oferecidos de todos os filmes oficiais de Bond já feitos, o leilão certamente deve atrair novos e antigos fãs do famoso espião britânico", disse Nicolette Tomkinson, diretor da Christie's.