Topo

Obra de Kandinsky pode alcançar recorde de US$ 30 milhões em leilão

"Estudo para Improvisação 8", trabalho em tela e cartolina pintado em 1909 pelo artista russo Wassily Kandinsky (1866-1944) - Christie"s/Reuters
"Estudo para Improvisação 8", trabalho em tela e cartolina pintado em 1909 pelo artista russo Wassily Kandinsky (1866-1944) Imagem: Christie's/Reuters

Chris Michaud

De Nova York

29/08/2012 11h15

Uma tela pintada em 1909 pelo artista russo Wassily Kandinsky pode alcançar até 30 milhões de dólares quando for colocado à venda pela Christie's nos próximos meses, informou a casa de leilões nesta quarta-feira.

"Estudo para Improvisação 8", um vibrante trabalho em tela e cartolina, do pioneiro artista abstrato autor da série "Improvisações", está sendo vendido pela Volkart Foundation, entidade beneficente fundada pela empresa de suíça de comercialização de commodities Volkart Brothers, no mercado há 160 anos.

"A série de 'Improvisação' de Kandinsky é o nexo de algumas das mais interessantes inovações da era do vanguardismo", disse o diretor de Impressionismo e Arte Moderna na Christie's, Brooke Lampley. A casa estima que a obra será arrematada por um valor entre 20 milhões e 30 milhões de dólares.

Uma venda dessa dimensão estabeleceria um recorde para o artista, cujo maior valor registrado até agora foi de 20,4 milhões de dólares pela peça "Fugue", de 1914, nos anos 1990. Esse preço é uma marca notavelmente duradoura, considerando os valores estratosféricos no mercado de arte depois disso.

Kandinsky começou a pintar somente quando estava na casa dos 30 anos e foi professor por uma década na influente escola alemã Bauhaus. Ele enquadrava sua obra em categorias denominadas "Impressões", "Improvisações" e "Composições", tendo começado com a série de "Improvisações".

A venda poderá ser um teste parcial da atual força do mercado de arte, depois que entrou em colapso após a crise financeira e iniciou uma surpreendente recuperação.