Grã-Bretanha barra temporariamente exportação de obra de Picasso
A Grã-Bretanha proibiu temporariamente a exportação de uma importante pintura de Picasso emprestada para uma galeria pública desde 1974, antes de seus proprietários decidirem colocá-la à venda.
A obra "Menina com Pomba" foi pintada em 1901 e marcou o início do "período azul" do artista espanhol. Ela foi avaliada em 50 milhões de libras (R$ 161 milhões).
O ministro da Cultura, Ed Vaizey, disse nesta sexta-feira (17) que impediu a obra de deixar o país até 16 de dezembro e, se uma tentativa "séria" de atender o preço pedido fosse feita por um comprador privado ou instituição fora da Grã-Bretanha, a proibição valeria até 16 junho de 2013.
"Isso vai proporcionar uma última chance de levantar o dinheiro para manter a pintura na Grã-Bretanha", afirmou o Ministério da Cultura em comunicado.
O comitê decidiu que a pintura, que foi colocada em empréstimo em longo prazo para a Galeria Nacional de Londres em 1974 e lá permaneceu até 2010, era suficientemente importante e intimamente ligada com a Grã-Bretanha para justificar a medida.
"'Menina com Pomba' é uma pintura muito amada cujo status icônico, juntamente à sua longa história nas coleções britânicas, a torna importante para o nosso patrimônio nacional", disse o membro do comitê Aidan Weston-Lewis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.