Entretenimento

Grã-Bretanha barra temporariamente exportação de obra de Picasso

Richard Avedon/Efe
Retrato do artista espanhol Pablo Picasso feita pelo fotógrafo de moda Richard Avedon Imagem: Richard Avedon/Efe

Mike Collett-White

17/08/2012 14h09

A Grã-Bretanha proibiu temporariamente a exportação de uma importante pintura de Picasso emprestada para uma galeria pública desde 1974, antes de seus proprietários decidirem colocá-la à venda.

A obra "Menina com Pomba" foi pintada em 1901 e marcou o início do "período azul" do artista espanhol. Ela foi avaliada em 50 milhões de libras (R$ 161 milhões).

O ministro da Cultura, Ed Vaizey, disse nesta sexta-feira (17) que impediu a obra de deixar o país até 16 de dezembro e, se uma tentativa "séria" de atender o preço pedido fosse feita por um comprador privado ou instituição fora da Grã-Bretanha, a proibição valeria até 16 junho de 2013.

"Isso vai proporcionar uma última chance de levantar o dinheiro para manter a pintura na Grã-Bretanha", afirmou o Ministério da Cultura em comunicado.

O comitê decidiu que a pintura, que foi colocada em empréstimo em longo prazo para a Galeria Nacional de Londres em 1974 e lá permaneceu até 2010, era suficientemente importante e intimamente ligada com a Grã-Bretanha para justificar a medida.

"'Menina com Pomba' é uma pintura muito amada cujo status icônico, juntamente à sua longa história nas coleções britânicas, a torna importante para o nosso patrimônio nacional", disse o membro do comitê Aidan Weston-Lewis.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo