Topo

Crítico de arte Robert Hughes morre aos 74 anos nos Estados Unidos, informa editora

O crítico de arte Robert Hughes, que morreu no dia 6 de agosto de 2012, nos Estados Unidos - AFP Photo
O crítico de arte Robert Hughes, que morreu no dia 6 de agosto de 2012, nos Estados Unidos Imagem: AFP Photo

07/08/2012 10h17

O escritor e crítico de arte australiano Robert Hughes, autor de obras como "O Choque do Novo", morreu na segunda-feira (6), em Nova York, após uma prolongada doença, segundo sua editora, a Alfred A. Knopf. Ele tinha 74 anos.

"Estamos muito tristes por informar que o renomado crítico e historiador da arte Robert Hughes morreu hoje em Nova York após uma longa doença", disse a editora.

Hughes, conhecido por suas tiradas ácidas e por sua crítica à arte moderna, começou sua carreira como cartunista e mais tarde como crítico de arte em Sydney. Depois, se transferiu para a Europa, e na década de 1970 se radicou definitivamente em Nova York, onde atuou como crítico de arte da revista Time.

Também trabalhou na televisão, produzindo em 1980 uma série para a BBC sobre o desenvolvimento da arte moderna, chamada "O Choque do Novo", e um livro homônimo que chamou a atenção por sua inteligência e suas sacadas.

Também realizou documentários de TV sobre o pintor Francisco Goya, e uma série televisiva norte-americana de 1997 chamada "Visões da América", sobre a história da arte nos EUA desde a Revolução Americana.

Mas a obra que o tornou provavelmente mais famoso foi "The Fatal Shore" ("A Costa Fatal", em tradução livre), de 1987, um estudo sobre os primórdios da colonização australiana e suas origens como colônia penal da Grã-Bretanha, e que se tornou um best-seller internacional.

"The Fatal Shore" foi eleito em 2011 pela Time como um dos cem principais livros de não-ficção escritos em inglês desde 1923.